Nosso compromisso com o futuro
é um planeta mais saudável e
gerações futuras mais conscientes.
Todos os dias buscamos garantir a redução de nosso impacto ao meio ambiente e desenvolver as pessoas ao nosso redor.
• Lavador Interno;
O lavador interno da companhia onde realizamos 50% das lavagens dos nossos veículos é baseado no sistema de reuso da água, ou seja, a água que seria utilizada para a lavagem de um único veículo em sistemas normais aqui é utilizada de 2 a 3 vezes. Tudo isso graças a infraestrutura de reuso da água.
• Frota jovem e redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa;
Nossa frota possui idade média de 4 anos, isso significa que os veículos possuem maior tecnologia e menor impacto ambiental.
A transparência e clareza nas informações são indispensáveis para uma companhia forte e sólida. Relatório socioambiental.
A Ritmo Logística, acredita que atuar no setor de transporte rodoviário de cargas de forma eficiente e responsável é o que nos leva mais longe.
Temos uma cultura forte e atuante nos pilares de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde).
A atuação é forte desde a criação da companhia, que já nasceu com área específica e bem estruturada, para garantir que nossas ações fossem assertivas e bem planejadas.
Q (Qualidade)
Nossas certificações demonstram a confiabilidade oferecida e atesta que nossos processos e serviços vão de encontro com os padrões internacionais de Qualidade.
Em 11 anos de atuação no mercado, fomos certificados em mais de 5 selos diferentes e estamos todos os dias buscando a melhoria em nossos processos.
S (Segurança)
A Segurança é um dos nossos valores mais importantes, acreditamos que funcionários e usuários das vias seguros tornam o trânsito e o ambiente muito mais agradável.
A Ritmo Logística preza por seus valores e procedimentos, não admite desvios de conduta, principalmente no que reflete na Segurança dos colaboradores, prestadores de serviço e comunidade.
M (Meio Ambiente)
Nossa Gestão Ambiental é baseada no que há de melhor nas práticas de SGA (Sistema de Gestão Ambiental), buscamos todos os dias reduzir nosso impacto no meio ambiente e desenvolver melhorias de processos internos, assim garantindo o desenvolvimento sustentável.
Com atuação Nacional e em países do Mercosul, garantimos eficiência no atendimento a legislação, normas e nos requisitos aplicáveis a cada local de atuação da companhia.
S (Saúde)
A saúde de nossos colaboradores é tema importante a ser tratado, a área acompanha todos os colaboradores, com programas de saúde, análises específicas para identificar problemas de sono, diabetes e hipertensão, além de promover internamente abordagens de bem estar físico e emocional.
Nossas Certificações
A Ritmo foi certificada no selo SASSMAQ (Sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade) em 2012, logo após a sua criação (2011). O selo avalia o desempenho de segurança das operações, para minimizar e/ou eliminar os riscos de acidentes, verificando a saúde dos funcionários, proteção do meio ambiente e a qualidade dos serviços prestados à Indústria Química.
O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria dos processos, com análise de indicadores de desempenho que agregam valor na estratégia da empresa e atendimento a indústria química, já que o selo define questões especificas do setor.
O selo ISO 9001 (Sistema de gestão da qualidade), veio para complementar o sistema de gestão e ser a primeira norma internacional implementada na empresa. A norma ISO 9001 é uma das mais conhecidas internacionalmente, pois torna os processos de qualidade otimizados e garante a agilidade do serviço prestado, sempre observando e atendendo a expectativa do cliente.
A certificação ISO 14001 foi implantada em 2021, e veio para reforçar e demonstrar nosso compromisso com o meio ambiente e a comunidade. A certificação é projetada para que seja possível o crescimento da empresa junto ao desenvolvimento sustentável e a redução de impactos ambientais. A estrutura do sistema permite ainda atender as expectativas dos clientes e da comunidade, que cada dia se torna mais crítica sobre os assuntos ambientais.
A norma ISO 39001, foi alcançada em 2022, e veio para agregar ao SGI (Sistema de Gestão Integrado) e reforçar nosso compromisso com a segurança no trânsito e com os usuários das vias. A norma em questão, visa a redução de acidentes, lesões e mortes das pessoas que interajam com o sistema viário, o objetivo principal é o cuidado diário no trânsito.
A OEA (Operador Econômico Autorizado) foi implementada em 2022, com o intuito de facilitar os processos alfandegários, reduzir o tempo de trânsito entre países e ser mais um agente na segurança da cadeia logística. A certificação OEA é uma parceria entre a Receita Federal e o operador logístico, que estabelece processos que garantam a segurança da carga nos processos de importação/exportação, clareza e assertividade nas informações declaradas, assim facilitando o processo aduaneiro e consequentemente tornando mais ágil e fácil.
A Ritmo faz parte do programa SMETA desde 2017, que é uma norma aplicada mundialmente para a avaliação referente a atuação ética das empresas, além de avaliar questões socioambientais como Saúde e Segurança, normas laborais e Meio Ambiente.
Segurança é um valor indiscutível.
Entendemos que a integridade dos colaboradores e
dos envolvidos em nossa atividade é um bem
maior e não pode ser colocado a prova.
Regras de Ouro
É expressamente proibido a utilização ou porte de substâncias ilícitas durante a execução das atividades. A Política de álcool e drogas deve ser cumprida e respeitada.
Todos os colaboradores tem o direito e dever de se recusar a realizar atividades que possam colocar a sua vida em risco.
Nenhuma função tem autonomia de dar orientações ou ordens que possam prejudicar a segurança de outro colaborador, independente da necessidade de execução. Todos devem manter postura prevencionista e que garanta a integridade dos demais colaboradores.
Ações que venham a ferir essas regras ou que coloquem em risco a vida de outros colaboradores devem ser reportadas imediatamente a diretoria.
Toda a gestão de ativos deve ter consciência da gravidade e importância da sua atividade, sendo ela a que mais impacta na segurança dos motoristas e dos usuários das vias. Tomada de decisões que impactem na segurança devem ter o aval da diretoria.
As áreas devem manter comunicação efetiva com a área de segurança e reportar todas as ocorrências e riscos identificados para que a área atue e mantenha a segurança de todos.
É obrigatório o cumprimento de todas as políticas de segurança estabelecidas pela companhia, desvios, descumprimentos ou alterações de padrão sem autorização formal não serão aceitas.
Iniciativas e
premiações